CONHEÇA TUDO SOBRE A RAÇA
WHIPPET
![[image] - 8201555](https://meuwhippet.com.br/wp-content/uploads/elementor/thumbs/image-8201555-qk5a2senlpv3de5hiwf4u1ewa9ju5eyjlog57c5sp4.jpeg)
![[image] - 2391601](https://meuwhippet.com.br/wp-content/uploads/elementor/thumbs/image-2391601-qk5a2senlpv3de5hiwf4u1ewa9ju5eyjlog57c5sp4.jpeg)
![[image] - 6711186](https://meuwhippet.com.br/wp-content/uploads/elementor/thumbs/image-6711186-qk5a2senlpv3de5hiwf4u1ewa9ju5eyjlog57c5sp4.jpeg)
![[image] - 3920431](https://meuwhippet.com.br/wp-content/uploads/elementor/thumbs/image-3920431-qk5a2senlpv3de5hiwf4u1ewa9ju5eyjlog57c5sp4.jpeg)
A história aponta que, embora envolta de algumas teorias, a origem da raça Whippet teve início no século XIX, na Grã-Bretanha, sendo o resultado do cruzamento dos cães da raça Greyhound ( O galgo inglês) com os cães do tipo terrier ( os pequenos caçadores de rato).
Nessa época, os Greyhounds eram considerados um símbolo da nobreza sendo proibido socialmente que as classes mais baixas os possuíssem. No entanto, a classe trabalhadora ansiava por um cão que tivesse os mesmos instintos de caça, mas em tamanho compacto para caçar as lebres e por isso realizou, às ocultas, esse cruzamento entre greyhounds e terriers, advindo daí o motivo pelo qual, durante muitos anos, o Whippet ficou conhecido como ” Greyhound de pobre” ou ” Galgo dos homens pobres”.
Com o passar dos anos, esse instinto de caça para perseguir as lebres foi direcionado para as corridas e não era incomum a realização de competições com a raça pelos trabalhadores das minas do Norte da Inglaterra, a chamada corrida do pano.
A raça whippet foi reconhecida primeiramente pelo American Kennel Club em 1888 e em 1891 pelo Kennel Club da Inglaterra, ganhando muitos amantes e popularidade nesses países.
Embora ainda guarde a memória genética para a função para qual foi desenvolvida, os Whippets há muitas décadas ganharam a convivência dentro de casa e dos apartamentos, devido o seu porte mediano, conquistando um lugar nos sofás e nas camas.
O seu temperamento afetuoso e dócil, conquista a todos que os conhecem, sendo um companheiro ideal para quase todo o estilo de vida, um excelente amigo para as crianças e um notável parceiro para a prática de atividades físicas.
De pelagem bem curta, fina e rente ao corpo, o whippet pode ter cores variadas, não sendo admitida na raça apenas a cor merle.
O whippet é um cachorro bastante saudável, mas como em outras raças possui as suas predisposições. Os principais pontos de atenção são os seus olhos e o seu coração, sendo recomendável uma avaliação cardiológica anual na fase adulta, principalmente após os 5 anos de idade.
Havendo a necessidade de procedimentos cirúrgicos na raça, deve-se optar pela anestesia inalatória, já que os Whippets possuem baixo percentual de gordura e acabam por metabolizar substâncias farmacológicas de forma diversa do que acontece em outras raças.
Quando filhotes é desejável que se tenha um cuidado quanto a sua parte óssea, auxiliando nas subidas e descidas de locais relativamente altos e evitando corridas em pisos escorregadios, de modo a se evitar lesões, embora sejam menos sucestíveis a fraturas do que outros galgos de pequeno porte.
Quanto a dentição, como acontece praticamente em todos os galgos , há uma facilidade de formação de tártaro dentário, sendo recomendável uma escovação regular de modo preventivo.
Os Whippets são afetuosos, gentis, dóceis e adoram brincar. Eles possuem uma sensibilidade acima da média e os mais apaixonados afirmam que o olhar de um whippet revela mais coisas do que as palavras podem explicar.
Eles são exímios companheiros, seja para passar algumas horas esparramado no sofá ou para acompanhar em corridas e caminhadas.
Para eles, nada é melhor do que estar junto de sua família e costumam ter grande apreço pelas crianças. Por serem bastante apegados, não gostam de passar muitas horas sozinhos e precisam de gasto de energia, sobretudo se residirem em apartamento, ao menos dois passeios diários de 20 minutos.
É fundamental que eles sejam ensinados desde novos a ficarem algum tempo sozinhos, para que não venham a desenvolver ansiedade por separação e o uso do enriquecimento ambiental é um importante aliado nesse processo.
Costumam a aprender o local das necessidades com facilidade e possuem por característica, quando já adaptados ao ambiente, a serem higiênicos.
Não têm como traço o latido excessivo e no geral são silenciosos e quando bem socializados se dão muito bem com outros animais, inclusive com os felinos, se devidamente apresentado desde filhote.
Até os 18 meses possuem um nível enérgico maior e se ficarem entediados ou com energia acumulada, como qualquer filhote, podem realizar algumas travessuras, mas quando amadurecem ficam bastante preguiçosos e tendem a tirar longas sonecas, embora dispostos a prática de atividade física quando solicitados.
Ainda que os Whippets possam aprender comandos básicos com facilidade, não é uma das raças que possuem extrema adestrabilidade. Mas isso não significa que eles não são inteligentes, muito pelo contrário, eles possuem facilidade de entrar na rotina e uma considerável disposição de agradar o seu tutor, por isso deve-se preferir a técnica do reforço positivo.
Os whippets têm expectativa de vida média de 13 anos
Placas bacterianas nos dentes são problemas comuns ao whippet. Escove o dente do seu filho de quatro patas com frequência ou converse com um médico veterinário de sua confiança para saber qual a melhor maneira de proceder com este problema. Seus pelos bem curtos quase não caem e é preciso escová-los apenas com luvas específicas e nunca com pentes ou rasqueadeiras. No frio, é preciso atenção redobrada: eles precisam ser aquecidos com roupas e mantidos dentro de casa o tempo todo.
Os whippets, assim como a maioria dos galgos, foram desenvolvidos de forma estratégica. A conformação de seus corpos e especialmente de seus crânios faz com que consigam correr mais rapidamente. Um cão da raça whippet pode atingir cerca de 80Km/h.