A História da Raça Whippet

Como quase tudo na história,  onde há duas (ou mais) versões sobre o mesmo fato, a origem da raça Whippet também é envolta em algumas teorias. Alguns defendem  que  seria o Whippet  uma das raças mais antigas do mundo, em razão de pinturas encontradas nas cavernas, o que nos parece pouco provável, face à abstratividade de tais pinturas e da ausência de elementos históricos que pudessem sustentar tal pensamento.

         Em contrapartida, os registros nos levam a crer que o Whippet foi documentado pela primeira vez como uma raça em meados do século XIX na Inglaterra.

        A caça era uma das principais atividades daquele país e um hobby dos proprietários de terras, que utilizavam para esse fim os Greyhounds, galgos de porte grande, que além de cães de caça também eram reconhecidos como um símbolo da nobreza, sendo inclusive vedado que a classe trabalhadora os possuísse.

       No entanto, de modo a ajudar na subsistência, a  classe trabalhadora precisava de um cão que pudesse ser um caçador notável, fornecendo lebres para a panela  e que também pudesse ser uma companhia para a família. E assim, de modo a burlar a proibição, às ocultas, eles cruzaram os nobres Greyhounds com os pequenos cães do tipo terrier, que eram os caçadores de rato da época.

        Com isso, conseguiram reunir a aptidão de caça do Greyhound com o tamanho compacto do terrier, surgindo assim o Whippet, que era  condizente com o tamanho de suas casas e com o tamanho de seus bolsos, por isso por muitos anos o Whippet ficou conhecido como “Greyhound de pobre” e foi desse começo humilde que se originou a raça.

       Anos depois, quando a Revolução Industrial mudou o sistema social inglês, e as famílias mudaram do campo para a cidade, a caça perdeu o seu espaço e o whippet, a sua finalidade inicial, mas logo os proprietários de Whippet da classe trabalhadora, percebendo a alta velocidade que os cães atingiam (+- 55 km/h) , começaram a organizar corridas com apostas nos intervalos de trabalho e por isso eles também passaram a ser conhecidos como cães de corrida.

       Embora ainda guarde a memória genética da função para a qual foi desenvolvido, o whippet atualmente passou a ocupar as camas e o sofás das famílias pela sua docilidade e afetuosidade, sem contudo perder a disposição para praticar atividade física, sendo extremamente versátil e um companheiro ideal para quase todo estilo de vida.

Lucas Leite – Canil Sevla’s Salt 

Referências:

https://www.americanwhippetclub.net/about-whippets/history-whippet

https://www.chapletonwhippets.com/breedinfo?fbclid=IwAR1C9B13cE8cHWUNLTNz3ZxJU58ASffCyzqXbOvrAIgcngg4mD3Ym2FR70A

The Whippet – An Authoritative Look at the Breed’s Past, Present and Future,” by Bo Bengtson, published by Kennel Club Classics, 2010

Nossas produções de

filhotes

Disponível

Macho Fita Azul

Nascido em: 08/06/2024

36 dias de vida

PAIS:

Disponível

Macho Fita Verde

Nascido em: 08/06/2024

36 dias de vida

PAIS:

Disponível

Fêmea Fita Lilás

Nascido em: 08/06/2024

36 dias de vida

PAIS:

Disponível

Fêmea Fita Vermelha

Nascido em: 08/06/2024

36 dias de vida

PAIS:

Olá, ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda? Sou Lucas, criador responsável
Clique aqui para falar comigo!